APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele, e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse a renovação e a vinda dos novos e dos jovens. A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las aos seus próprios recursos e tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as, em vez disso, com antecedência, para a tarefa de renovar o mundo comum.
Hannah Arendt (2001, p. 247).

O cenário que se apresenta hoje, no cotidiano das escolas públicas do DF, ainda é fortemente marcado por manifestações de violência, indisciplina, descasos, adoecimentos. É comum ouvir de professores que já tentaram de tudo e que estão esgotados. Dos alunos ouvimos que não suportam mais a escola e que o professor não os entende. Dos pais, uma fala tem sido repetida muitas vezes: “Não sei mais o que fazer, só posso contar com vocês”. São muitos papeis envolvidos, muitos fazeres, muitos desencantos, mas, também, muitas esperanças.
E foi inspirado pela esperança e sustentado pela crença de que é possível, sim, fazer algo consistente e inovador, e, em consonância com as políticas de educação em direitos humanos e em diversidade, que foi criado um grupo de trabalho para discutir, oferecer material de apoio e propor ações que culminem na elaboração de um plano de convivência escolar para a escola, preservando sua identidade e destacando suas especificidades.
É preciso ir além das listagens de direitos e deveres, das regras e normas, dos pactos tantas vezes estéreis e esvaziados de sentido, de apropriação e de consciência crítica. É preciso avançar no entendimento das identidades, na valorização do individual e do coletivo, nos limites necessários, na responsabilidade que deve ser assumida, na afetividade e no respeito que precisam ser alimentados.
Este documento, elaborado pelo GT, consiste em um referencial, um norteador para o processo de discussão e de construção coletiva e democrática de planos de convivência nas escolas públicas do DF.
O conjunto de orientações e ações propostas neste material não tem a intenção de ditar ou impor o trabalho a ser realizado em cada escola e regional de ensino. Pretende, sim, dialogar com a comunidade escolar, mobilizando e promovendo uma análise profunda das relações que se estabelecem no interior das escolas. Nesse sentido, os conflitos e tudo o que advêm deles não serão negados, ignorados, como normalmente fazemos com aquilo que não entendemos, aceitamos ou mesmo com o que não sabemos lidar. Assim, eles serão desvelados, compreendidos e utilizados como instrumento de intervenção para uma mudança de postura, para uma nova realidade.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Filmes da Série Direitos do Coração


A seção "Infância e Adolescência" do Ofício Nacional do Filme do Canadá (National Film Board of Canada NFB) apresenta a coleção "Direitos do Coração" composta de curtas de animação produzidos entre 1991 e 1998. A coleção é dividida em três volumes (de 5 a 8 anos; de 9 a 12 anos e de 13 a 17 anos) e tem o objetivo de sensibilizar o público infanto-juvenil para a questão dos direitos humanos em geral e para os direitos da criança em particular.

Cada produção é acompanhada de uma descrição detalhada da história e os três volumes da série trazem um guia de utilização para professores baseado nos artigos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. 

Site do NFB: http://www.onf.ca/
Direitos do Coração - Coleção sobre Direitos da Criança
Parceiros do projeto: UNICEF, Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional, Ministério da Cultura canadense (Patrimoine Canada), Ministério da Saúde do Canadá, Sociedade Radio-Canada e Premiere Medien GmbH & Co. KG.

As missões diplomáticas canadenses no Brasil vêm promovendo o uso deste material audiovisual, que traz sugestões de atividades pedagógicas a serem desenvolvidas em escolas e centros sociais com crianças e jovens de 5 a 17 anos.

Instituições interessadas em adquirir o material podem entrar em contato pelos e-mails a seguir, informando seus dados e o projeto social que desenvolvem com crianças e jovens: imprensa.bsb@international.gc.ca ou imprensa.sp@international.gc.ca.
Direitos do Coração Volumes I - II – III, 1998.
Pacote com 3 DVDs contendo os seguintes títulos:

Volume 1 - 5 a 8 anos:
http://onf-nfb.gc.ca/eng/collection/film/?id=28348#nav-resume
1992, 36 min 01 seg

1,2, 3 Côco – Direito à Educação
Papai – Direito de ser ouvido
T.V. Tango – Sobre influência de conteúdos violentos veiculados na TV X direito ao lazer
A laranja – Direito a adequada alimentação
Porta a Porta – Direito ao respeito e à liberdade contra assédio
Uma família para Maria – Sobre adoção e crianças abandonadas
Para ver o mundo – Uma criança vê os problemas do mundo e imagina soluções para promover a felicidade de todas as crianças.

Volume 2 - 9 a 12 anos:
http://onf-nfb.gc.ca/eng/collection/film/?id=32586
1995, 44 min 03 seg

Jonas e Lisa – Direito a um estilo de vida adequado.
O Torneio – Direito de crianças com deficiência terem uma vida decente e plena.
Overdose – Direito ao descanso e ao lazer (sobre excesso de atividades extracurriculares - natação, pintura, tênis, etc. que uma criança tem que fazer em seu tempo livre)
Uma artista – Direito de desenvolver seus talentos.
Barroco 'n roll – Direito de pertencer a minorias étnicas e culturais.
Ex-criança – Direito de não ser recrutado para o serviço militar antes dos 15 anos.
Por que? – Direito a um futuro.

Volume 3 - 13 a 17 anos:
http://onf-nfb.gc.ca/eng/collection/film/?id=33557
1998, 50 min 05 seg

Duelo - Direito à liberdade de pensamento e de expressão.
Narco Blues – Direito à proteção contra o uso e o envolvimento com drogas.
O tocador de Cora – Direito de amar livremente, independente de convenções e de classes sociais.
O cadeado – Direito à proteção contra exploração econômica (trabalho forçado).
Comércio – Direito à proteção contra exploração sexual, violência sexual e pornografia.
Máscaras – Direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.
Armadilha Mortal – Direito à vida.

Rights from the Heart vol 1
http://onf-nfb.gc.ca/eng/collection/film/?id=28348#nav-resume
1992, 36 min 01 seg

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