SEDF realiza projeto de convivência escolar
Palestra sobre Convivência Escolar será ministrada pela professora Dra. Joelle Bordet, nesta quinta (26). A psicossocióloga, francesa, é atuante nas questões de juventude e violência
A Secretaria de Educação vai promover nesta quinta-feira (26), a palestra Convivência Escolar: o desafio de educar para a democracia, voltada para educadores da rede pública de ensino. A ação faz parte do Projeto “Plano de Convivência Escolar: construção em rede”, que está sendo implantado com o objetivo de discutir e construir Planos de Convivência nas escolas públicas do DF.
O objetivo da ação é contribuir para a redução das violências nas escolas públicas do Distrito Federal.
Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho, Verinez Carlota, o Plano de Convivência Escolar é um processo de construção coletiva, que envolverá toda a rede pública de ensino do DF.
“Trabalharemos em espaços nos quais o viver com o outro será colocado em pauta de forma que as relações possam ser repensadas e discutidas para o reordenamento dos limites e das possibilidades de convívio, a partir da perspectiva do respeito à dignidade da pessoa humana”, acrescenta a professora.
A professora e assessora especial de Segurança nas Escolas, Vânia Costa, conta que o GT vai apresentar novas propostas no sentido de mudar a realidade de violências nas unidades educacionais. “Todos serão envolvidos no processo: alunos, educadores, comunidade e profissionais especialistas. O objetivo é encontrar meios para tornar a escola um lugar onde todos se sintam seguros”.
Profª Dra. Joelle Bordet
É psicossocióloga atuante na França e em vários países nas questões de juventude e violência, com enfoque nas políticas públicas de educação, justiça, assistência e segurança. Nos últimos anos, após trabalhos com populações de rua e comunidades vulneráveis, vem trabalhando com escola, onde desenvolve uma proposta de ressignificação deste espaço como uma comunidade de aprendizado para viver a democracia.
O público da palestra será formado por representantes das Coordenações Regionais de Ensino e das Unidades Escolares. Nesse sentido, estão convidados os Coordenadores Regionais de Ensino, os Gerentes Regionais de Educação Básica, Coordenadores Locais e os seguintes representantes das Unidades Escolares, os Diretores, Supervisores Pedagógicos, o orientador educacional, o coordenador pedagógico, dois professores, um profissional da carreira assistência e um aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.
A palestra conta com a parceria do Programa de Estudos e Atenção às dependências Químicas (Prodequi), da UNB.
Serviço:
Palestra “Convivência Escolar: o desafio de educar para a democracia”
Data: 26 de abril
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório Master do Centro de Convenções.
Palestra “Convivência Escolar: o desafio de educar para a democracia”
Data: 26 de abril
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório Master do Centro de Convenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário